Em busca da inadimplência zero

Reduza a inadimplência, eleve lucros e protagonize mudanças significativas já nos primeiros 30 dias.

Plataforma EAD-HOTMART
20 horas de duração
Apresentado por
Prof. Dorival dos Santos Machado

Público alvo

Pessoas que trabalham com cobrança e negociação de dívidas dos segmentos do comércio, indústria e serviços de pequenas, médias e grandes empresas.

Objetivo

Em 7 aulas gravadas, totalizando aproximadamente 20 horas de conteúdo, o curso cobre desde a análise do cenário atual de mercado, passando por atrasos X inadimplência, até o impacto das leis e técnicas avançadas de cobrança. Você será capacitado a implementar medidas preventivas e corretivas, desenvolver uma política e régua de cobrança eficaz para sua empresa, identificar os diferentes perfis de inadimplentes e descobrir as abordagens mais efetivas para cada caso.

Por que participar?

Não importa quão efetivas sejam suas estratégias ou quão profundos sejam seus conhecimentos de cobrança, se você falhar na hora de comunicar e aplicar, os resultados esperados na redução da inadimplência possivelmente não serão alcançados.

01 Aprenda com um especialista

Lidero iniciativas que transformam a gestão de cobranças e inadimplência em empresas de diversos setores. Com mais de 30 anos de experiência, aplico conhecimentos práticos e desenvolvo soluções personalizadas para desafios complexos na área de cobranças.

02 Simplicidade na essência

Minha abordagem é direta, objetiva e sem complicações. Acredito na simplicidade e praticidade dos processos de cobrança e busco torna-los compreensíveis para todos.

03 Abordagem focada em resultados

Reconheço que cada empresa é única e tem seus desafios próprios quando o assunto é inadimplência. Por isso, você encontrará conteúdo rico e adaptável para atender as necessidades do seu segmento.

04 Método comprovado de cobrança eficiente

Desenvolvi um método exclusivo, baseado em anos de prática e estudo, para ensinar você a aumentar os índices de recuperação de dívidas em sua empresa.

Destaques do conteúdo

  • Eu penso que demonstrar na prática e não apenas ensinar é muito mais produtivo.
  • Empresas já viram a inadimplência cair de 12% para 4% e a recuperação de crédito aumentar em 50%.
  • Meu compromisso é compartilhar com você estratégias de cobrança que transformam números e recuperam lucros.
  • Prepare-se para aprender técnicas que não só otimizam sua abordagem de cobrança, tornando-a mais eficaz, mas também estabelecem uma comunicação assertiva, alcançando resultados expressivos.

Conteúdo do curso

  • Contextualizando a inadimplência
  • Conceito de Inadimplência
  • Atraso ou inadimplência: que diferença isso faz?
  • 10 dificuldades na cobrança de pessoa física e sugestões
  • 11 dificuldades na cobrança de pessoa jurídica e sugestões
  • 9 distorções internas que atrapalham os índices e sua empresa precisa ficar atenta a eles
  • Causas da inadimplência pessoa física
  • Causas da inadimplência na pessoa jurídica
  • A quantas anda o relacionamento entre setores de crédito e cobrança: 7 dicas para azeitar?
  • 16 pressupostos para que sua empresa, de fato, reduza a inadimplência
40 minutos

  • Lei do inquilinato – 8245/91
  • Mensalidades escolares – 9870/99 artigos 6 e 5
  • Planos de saúde – 9656/98
  • Lei de falências – 11101/2005
  • Novo código civil – 13105/2015
  • Lei Estadual SP – 15659/15
  • Lei 8078/1990 – CDC

  • Medidas Preventivas
  • Atualização de cadastro, concessão de crédito, visitas pessoais, relação crédito e cobrança, ações de incentivo a adimplência, cobrança antecipada
  • Medidas Corretivas
  • Política de cobrança, 29 perguntas para você elaborar a sua ou adequá-la
  • Sistemas que dão efetividade a cobrança: 11 pré-requisitos
  • Exemplos de mecanismos de pressão: cartas, notificação extrajudicial, e-mails, cobrança por telefone, SMS, WhatsApp, empresas de cobrança (vantagens e desvantagens), visitas pessoais feitas pelo financeiro
  • Metas e premiação pelo alcance: sugestões
  • Como calcular o índice de efetividade na cobrança

  • Cobrar clientes inadimplentes é uma ciência: veja por que
  • 29 aspectos a considerar quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes do novo cobrador
  • Planilha para você se autoavaliar frente ao que o mercado exige
  • Elaborando um plano para ações de melhoria no seu desempenho

  • Preparo (planejamento), Início, Durante e Finalização
  • 13 perguntas para você se fazer antes de iniciar uma cobrança
  • Caso prático sobre o impacto de um mau planejamento e suas consequências
  • Passo a passo como iniciar uma cobrança e não correr riscos
  • 20 poderosas dicas para você usar durante o processo de cobrança

  • Quais são suas características
  • Como lidar com eles de maneira efetiva e produtiva
  • O ocasional, o profissional, o enrolador, o lamuriento, o nervoso e o negociador
  • Para cada perfil, valiosos alertas de como reconhecê-los e como conduzir um diálogo favorável ao fechamento

  • Parte 1
  • Dica 1 – Negociar sem competir
  • Dica 2 – Quebre o estado de pressão: como fazer isso
  • Dica 3 – Tire a emoção – foco no racional
  • Dica 4 - Contato personalizado: cada negociação é única
  • Dica 5 – Mantenha sempre uma margem de negociação
  • Dica 6 – Tempo é dinheiro: reduza ao máximo
  • Dica 7 – Cabeça fria igual a maiores possibilidades
  • Dica 8 – Ao negociar você é CNPJ, logo fale em nome da empresa
  • Dica 9 – Cuidado para não enfraquecer seu argumento
  • Dica 10 – Barreiras desnecessárias: como não criar
  • Dica 11 – Valorize o relacionamento e ganhe pontos na negociação
  • Dica 12 – Pagamento pingado: identifique a real intenção
  • Dica 13 – Assertividade na negociação: poderosa habilidade
  • Parte 2
  • 3 poderosos atalhos para encurtar o caminho para um acordo
  • Realçando vantagens e desvantagens
  • Destacando o ganha-ganha
  • Formulando hipóteses
  • Parte 3
  • Encerrando o contato de cobrança
  • 4 aspectos para concluir com chave de ouro
  • ...para finalizar
  • 3 perguntas imprescindíveis antes de terminar

Metodologia

Em 7 aulas gravadas, totalizando aproximadamente 20 horas de conteúdo, o curso cobre desde a análise do cenário atual de mercado, passando por atrasos X inadimplência, até o impacto das leis e técnicas avançadas de cobrança. Você será capacitado a implementar medidas preventivas e corretivas, desenvolver uma política e régua de cobrança eficaz para sua empresa, identificar os diferentes perfis de inadimplentes e descobrir as abordagens mais efetivas para cada caso.

Aprenda com os melhores

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2022 na sua 7ª edição.

Consultoria Integrada de Gestão Educacional

Um projeto de consultoria que integra diversas áreas das instituições de ensino. Módulos com ênfase em Marketing, Relacionamento com clientes, Fidelização e Captação de alunos, Cobrança e Negociação de Dívidas, Redução da Inadimplência, Recursos Humanos e muito mais.

Metodologia que contempla

  • Análise prévia de informações
  • Consultoria in loco com duração definida
  • Elaboração e entrega de relatório final
  • Acompanhamento da evolução

Cursos Programados

Todos os meses você tem opções de cursos de atualização profissional sempre alinhados com as atuais demandas do mercado

Ensino a distância

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