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Como Organizar Práticas, Processos e Rotinas de Cobrança para Gerenciar a Inadimplência nas Instituições de Ensino

Historicamente a inadimplência das escolas inicia o ano em índices aceitáveis, afinal o pessoal negociou para renovar as matrículas. O ano caminha e a tendência é de crescimento a partir de março, abril e assim vai.

8 horas

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Público alvo

Mantenedores, Diretores, Executivos financeiros e pessoal que tem a responsabilidade pela cobrança de dívidas nas instituições

Objetivo

Abordar como podemos organizar melhor o financeiro das escolas, especificamente quem cobra as dívidas com os pais, avaliar e até reavaliar procedimentos, processos e rotinas visando criar estratégias para atacar os atrasos para que não se tornem inadimplência

Por que participar?

Intensa será a troca de experiências entre os participantes

Casos de sucesso que mantiveram índices baixos mesmo considerando as dificuldades do cenário serão apresentados

Você receberá planilhas relacionadas ao assunto para obter mais efetividade

Destaques do conteúdo

  • Contextualização do cenário educacional no Brasil
  • Tendências nos índices de inadimplência
  • Aspectos externos que tem impacto nos números de inadimplência das escolas
  • Fatores no âmbito interno que, com um pouco de organização, atrapalhariam menos
  • Como utilizar a legislação, que seria um ponto nevrálgico para as escolas, em seu favor
  • O que pode ser feito, respeitando a legislação, porém aumentando as possibilidades de recebimentos
  • Cobrar e negociar dívidas sem incorrer em possibilidades de ações judiciais por dano moral e outras por cobrança indevida, constrangimentos etc.
  • O que pode ser feito para que os devedores priorizem a educação particular, em 7º lugar na prioridade de pagamentos
  • Cobrança antecipada - medidas preventivas que as instituições podem (e devem) fazer uso
  • Definindo posicionamento: aceitação, subserviência, racionalidade, enfrentamento. Com qual deles sua escola se identifica?
  • Passo a passo como elaborar sua política de cobrança: 40 perguntas a serem respondidas considerando a realidade de cada escola
  • Régua de cobrança: como definir considerando o posicionamento escolhido
  • Recursos para dar efetividade a cobrança: cartas, e-mails, telefonemas, SMS, WhatApp, cobrança pessoal, Chatbots (robôs na cobrança): dicas de como trabalhá-los
  • A cobrança por telefone: metas, referências de quem obtêm excelentes resultados
  • Algumas opções de sistemas de cobrança ofertados pelo mercado: quais facilidades eles têm que ter para dar eficiência e suporte a cobrança
  • Equipe interna profissional: perfil, remuneração por competências e resultados
  • É negócio terceirizar a cobrança para empresas externas? Vantagens e desvantagens; Quando e como contratar? Cuidados importantes; Qual percentual pagar? Como avaliar?
  • Índice de efetividade da cobrança: KPI, métrica que toda a escola deveria ter. Como calcular?

Metodologia

Participativa e envolvente, com apresentações digitais, estudos de casos, vídeos e áudios de cobrança, autoanálises e questionários.

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